Homofobia matando na Rússia

By | 21:54:00


Um jovem de 23 anos foi torturado até a morte na Rússia em um aparente ataque homofóbico, indicou neste domingo (12) à agência de notícias France Presse a porta-voz do Comitê de Investigação de Volgogrado, Natalia Kunitskaya. O caso acontece em meio às denúncias de associações de direitos humanos sobre um aumento da intolerância contra os homossexuais no país.
O corpo espancado e nu da vítima foi encontrado na última sexta-feira (10) no pátio de um prédio residencial na cidade de Volgogrado, no sul do país. O jovem sofreu diversos ferimentos, incluindo nos órgãos genitais, e foi sodomizado com várias garrafas, de acordo com os investigadores.
A porta-voz confirmou à France Presse que o ataque parece ser um crime de ódio — reconhecimento pouco habitual por parte dos agentes de segurança sobre o sensível tema da homofobia no país.
Dois homens de 22 e 27 anos foram detidos em relação à agressão, indicou neste sábado (11) em um comunicado o Centro de Investigação, com sede em Moscou. Um dos suspeitos tem antecedentes criminais, acrescentou.
A vítima esteve bebendo com os dois homens, aparentemente celebrando o Dia da Vitória, comemorado na Rússia no dia 9 de maio.
O investigador regional Andrei Gapchenko indicou à rádio Eco de Moscou no sábado que os homens começaram a espancar a vítima depois que ele disse que era homossexual.
O comunicado do Comitê de Investigação limitou-se a afirmar que foi aberta uma investigação por assassinato, sem comentar os possíveis motivos.
A Rússia descriminalizou a homossexualidade em 1993 e a retirou oficialmente da lista de desordens psiquiátricas em 1999. Mas a homofobia continua sendo comum e é socialmente aceita, e praticamente nenhuma figura pública admite ser homossexual.
Várias regiões russas provocaram a ira das associações de direitos humanos ao aprovar legislação local que proíbe a propaganda gay entre os menores, uma legislação que agora está sendo debatida no Parlamento federal.
O presidente Vladimir Putin negou em várias ocasiões estar violando os direitos dos homossexuais. Porém, advertiu recentemente que a Rússia poderia mudar os acordos de adoção russos com os países ocidentais que estão legalizando o casamento entre homossexuais, como a França.
Fonte: G1
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Comentários
0 Comentários