Em defesa do casamento civil igualitário

By | 16:45:00


No início, parecia difícil, quase impossível. Quando começamos a falar em casamento civil igualitário no Brasil, muitas pessoas — entre eles, companheiros de militância, parlamentares, jornalistas e até amigos pessoais — nos diziam: “Vocês são loucos? Não tem como o Congresso aprovar uma coisa dessas nesse país!”. Acontece que tem muita gente que pensa que o Brasil está condenado a ser o último, a chegar sempre tarde ao encontro com a história. Contudo, pouco mais de um ano depois, as coisas mudaram tanto que a apresentação que eu tinha escrito para este site começou a ficar velha. Eu reli e pensei: o Brasil já é outro, a campanha já é outra, esse texto parece do século passado.

A aprovação do casamento civil igualitário já não parece impossível.
Vejam só quantas coisas já aconteceram. Por um lado, houve grandes avanços na Justiça. Após as sentenças do STF — que reconheceu que os casais do mesmo sexo podem constituir uma família e têm direito à união estável com os mesmos requisitos e efeitos que as uniões estáveis de homem e mulher — e do STJ — que reconheceu o direito ao casamento civil de um casal de lésbicas do Rio Grande do Sul —, dezenas de casais homossexuais de diferentes estados conseguiram casar no cartório, autorizados pela Justiça, exercendo um direito fundamental que até pouco tempo atrás lhes era negado. Outras decisões de órgãos como, por exemplo, o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, a Corregedoria Geral de Justiça do Rio de Janeiro e o Conselho Geral da Magistratura do Tribunal de Justiça de São Paulo, facilitaram e melhoraram as condições para que os casais de gays e lésbicas desses estados pudessem registrar as uniões estáveis e entrar com pedidos de conversão em casamento, de acordo com o artigo 226 da Constituição.
Por outro lado, a campanha vem crescendo cada vez mais. Artistas de grande renome e prestígio como Chico Buarque, Caetano Veloso, Marisa Monte, Daniela Mercury, Isabella Taviani, Arlette Sales, Mariana Ximenes, Ney Matogrosso, MV Bill, Zélia Duncan, Sandra de Sá, Alexandre Nero, Bebel Gilberto, Mônica Martelli, Rita Ribeiro, Serjão Loroza, Luis Miranda, Tuca Andrada, Fafá de Belém e Marcelo Tas, entre muitos/as outros/as, vestiram a camisa da campanha, assinaram uma declaração de apoio ao casamento civil igualitário e muitos deles participaram de belíssimos vídeos que estão sendo divulgados divulgados na internet e em eventos públicos.

Acadêmicos como Berenice Dias, Marcos Bagno, Idelber Avelar, Mário Perini, Paulo Iotti e tantos outros já assinaram também seu apoio à campanha e alguns deles estão participando da gravação da segunda leva de vídeos, que terá respostas científicas para os principais questionamentos a respeito do casamento igualitário. A mesma coisa estão fazendo padres, pastores, rabinos, pais e mães de santo, entre outros líderes religiosos que são a favor da igualdade, e políticos de quase todos os partidos, porque esta é uma campanha plural, suprapartidária e multissetorial. Esses novos vídeos serão divulgados em breve. Também recebemos um lindo gesto de apoio dos amigos e funcionários da Google Brasil, que gravaram um maravilhoso vídeo, da OAB-RJ, e de outras instituições que querem se somar a esta causa a favor da igualdade e a liberdade.
A cara da campanha já é outra e a cara das pessoas quando falamos dela, também. Mais de 17 mil internautas aderiram a funpage de apoio no Facebook e mais de 10 mil cidadãos e cidadãs de todo o Brasil já assinaram uma declaração de apoio. A campanha cresce e cresce a cada dia e já foi lançada no Rio de Janeiro, em Salvador, em Belém, em São Paulo e em outras cidades. Os lançamentos em Niterói e Campo Grande já está sendo organizados e já começamos a planejar novos lançamentos em outras cidades e estados. Você pode participar da organização na sua cidade!

No Congresso, embora seja difícil pela presença ameaçadora das forças conservadoras e reacionárias ligadas, principalmente, ao fundamentalismo religioso, mais de cem deputados e deputadas de quase todos os partidos já assinaram a proposta de emenda constitucional que estou impulsionando junto com a deputada Érika Kokay, do PT. Também recebemos o apoio da Diversidade Tucana e de diversos líderes de outros partidos.
Por isso, venho aqui renovar meu compromisso com essa causa e dizer a vocês que estamos muito mais perto de conseguir.
Ajude-nos a seguir levando a campanha a cada canto do Brasil!
Um grande abraço,
Jean Wyllys

Fonte: CasamentoCivilIgualitário
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Comentários
0 Comentários