genero - 29 de janeiro dia nacional da visibilidade Trans

By | 14:49:00


O que é o corpo? Será que o corpo é apenas um aparato biológico que nos permite transitar pelo mundo? Será que ele se reduz a uma m´quina perfeita ou a um mero objeto estético a ser contemplado segundo os padrões de beleza vigente?
O que torna uma pessoa homem ou mulher?
Será o órgão genital que tem entre as pernas?
Ser homem ou ser mulher está muito além de ter um pênis ou uma vagina. Na sociedade em que vivemos existem pessoas que são transexuais. As pessoas transexuais podem estar no seu trabalho, na sua escola e principalmente na sua casa.
As mulheres e homens transexuais têm uma identidade de gênero que não coincide com o sexo designado no seu nascimento. E, portanto, necessitam de uma mudança que vem de dentro para fora.
As pessoas Trans são incompreendidas por seus pais e não são aceitas pela sociedade em geral.
Vivemos em uma sociedade homofóbica, lesbofóbica, bifóbica e transfóbica.
A transfobia consiste na violência cometida contra Transexuais e Travestis.
Muitas jovens travestis e transexuais são expulsas de casa, tendo como única alternativa de sobrevivência a prostituição.
Mulheres travestis e transexuais foram mortas esse ano no Brasil. Luana Riany, Fernanda Queiroz, Gabriela Santana, Monica Santclair, Inete... No entanto, a notícia que é propagada é “O travesti foi assassinado”, cria-se um contexto que criminaliza a própria vítima morta. É um crime “nascer homem e querer ser mulher”, “onde já se viu um cabra vestido de mulher?” são pensamentos como esses que são propagados nessa sociedade machista na qual vivemos. A mulher transexual ou travesti passa sua vida defendendo sua identidade feminina, no entanto após seu sangue ser derramado por intolerância ela é citada como apenas um dado a mais, afinal foi só um travesti que morreu, quem se importa? Viver como mulher e morrer como homem, ou será morrer não sendo nem homem nem mulher, sendo reduzida a uma estatística, essa estatística não entra nos dados de violência contra a mulher, afinal se tratava de um ser desprezível, prostituido, marginalizado, sem lar, sem família, sem sentimentos.
É assim que a sociedade vê as mulheres Trans. Sociedade que discrimina, segrega e mata. Quem choraráa morte das travestis e transexuais?


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Comentários
0 Comentários