Cindy lauper, que tem uma irmã lésbica, no final do Gay Games Chicago |
Olá galera beleza!! Aqui estou eu passando pra vocês mais uma nova curiosidade, acredito que vocês jamais imaginavam que existia.
Desde 1982 ocorre a cada quatro anos os jogos Olímpicos Gay, o evento teve inicio na cidade de São Francisco nos EUA, idéia concebida por Tom Waddell, cujo objetivo foi o de promover o espírito de inclusão e participação, bem como a busca do crescimento pessoal em um evento esportivo. O evento mantém muitas semelhanças com os Jogos Olímpicos, incluindo a chama olímpica do Gay Games, que é acesa no começo das premiações. Os jogos são abertos a todas as pessoas independentes de sua orientação sexual, muitos dos participantes são oriundos de regiões que ainda criminalizam a homosexualidade.
A comunidade Gay vem conquistando espaço e ganhando direitos em muitos países, no Brasil já há muitos debates onde se pretende aprovar leis que os amparam mas também existe muita resistência e preconceito por parte de algumas camadas da sociedade. Já existe uma mínima mudança no pensar da sociedade porem esse pensar tem muito a evoluir.
No Brasil acontece uma das maiores manifestações publicas e reivindicações do movimento gay para reconhecimento dos seus direitos civis.
Após conquistar o direito de sediar a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, o Brasil, entra na disputa para ser sede das Olimpíadas Gays de 2018. O Comitê Desportivo GLS Brasileiro (CDG Brasil) - uma organização não governamental criada em 2008, em São Paulo - anunciou a pré-candidatura do país para sediar mais esse evento esportivo, direcionado a um público específico. A candidatura do Brasil será oficializada em 2012 e a eleição acontecerá em 2013.Mas desde já os preparativos estão sendo feitos e toda uma estratégia vem sendo formada para garantir a competitividade do país diante de outras nações.
Será escolhida a cidade-sede em duas etapas. Na primeira serão analisados critérios em que as candidatas recebem notas de 1 a 10. A cidade do Rio de Janeiro irá disputar a vaga de sede do GAY GAMES 2018 com as cidades de Las Vegas (EUA) e Londres (Inglaterra). A segunda etapa inclui uma avaliação de 17 critérios, além de uma visita da Comissão Avaliadora às cidades candidatas.
O maior concorrente do Rio de Janeiro é Londres, por sediar as Olimpíadas em 2012, mas o Rio tem grandes possibilidades por também sediar aqui os jogos em 2016, será um disputa acirrada, mas o Brasil tem grandes chances de ser a sede.
Vamos torcer para que isso se realize.
Gay Games de Chicago |