Piauí é o estado com maior número de mortes por homofobia do país

By | 02:49:00

Somente no primeiro semestre de 2012, para cada 346 mil habitantes do Piauí, um homossexual foi morto violentamente. Com essa média, o estado é o primeiro proporcionalmente que mais mata homossexuais em todo o Brasil.

A proporcionalidade fica ainda mais assustadora se levado em conta o fato de que todas as mortes do estado aconteceram em Teresina, o que significa que um homossexual foi morto a cada 88 mil habitantes da capital.

O crime contra homossexuais é cada vez mais comum nos grandes centros e capitais do país. Dados que reúne o número de mortos envolvendo homossexuais registraram em 2012 334 pessoas assassinadas no Brasil por conta da homofobia.

A delegacia de Direitos Humanos criada em 2005 tem a competência apenas de investigar crimes contra direitos humano, injúria e discriminação, mas a polícia tem se aperfeiçoado quanto à criação de delegacias especializadas com banco de dados específicos.

“O delegado da área onde acontece o homicídio investiga, faz todos os procedimentos e encaminha a justiça, mas os dados com relação às vítimas, se eram ou não homossexuais, fica com a polícia civil, na delegacia de homicídios, facilitando à estatística”, disse o delegado da delegacia dos Direitos Humanos, José Rodrigues Junior.

Segundo a Coordenação de Enfretamento a Homofobia da Secretaria Estadual de Assistência Social, existe um trabalho de enfretamento aos crimes dessa natureza. “Nós estamos unido forças para conseguir nas primeiras semanas de fevereiro de 2013 concretizar a votação que tornam a homofobia um crime”, disse a coordenadora Joseane Borges.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Comentários
0 Comentários