Jean Wyllys denunciou o assassinato de Lucas à CID

By | 23:57:00

A Comissão Interamericana De Direitos Humanos da OEA acatou a denúncia do Deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ). Jean declarou hoje em seu twitter pessoal: “A Unidade para os Direitos das Pessoas LGBTs da CIDHs da OEA vai, a partir de agora, incluir a morte de Lucas entre os crimes que acompanha.”
Lucas foi torturado e morto, seu corpo foi encontrado no último dia 18. A denúncia à CID vem em boa hora, o cenário que se observa é de falta de vontade política pra aprovar o PLC122, assim como qualquer lei ou projeto que combata a discriminação contra LGBTs. Quando a discussão no Chile foi iniciada eu afirmei que a lei passaria lá muito antes que no Brasil e fui ironizado por uma jornalista governista, segundo ela, pelo fato do presidente de lá ser de direita. Confesso que a rapidez que a lei avançou em nosso país vizinho me surpreendeu nos meses seguintes.
Dilma vetou o “Escola sem homofobia” e não se fala mais nisso, O Senador Paulo Paim segura o PLC122, que está em suas mãos sem relator desde que Marta Suplicy (PT-SP) assumiu o Ministério da Cultura, a Senadora Lidice da Mata (PSB-BA) demonstrou interesse em assumir o projeto, mas até hoje não foi atendida, o mesmo caminha pro arquivamento, a militância petista sequer emite cobranças a respeito.
Outro fato curioso que tem chamado atenção nas redes sociais é a crescente máxima de que a lei que protegeria LGBTs não deveria ser punitivista. O estranho é essa discussão nascer em debates que falam da morte de um LGBT e não surgir em momentos que se discute o sistema penal como um todo, hora se as penas contra quem agride homossexuais forem mais brandas, que assim seja pra quem agredir negros, judeus, religiosos e outros. O que parecem ignorar é que na maioria das vezes ninguém acaba preso, mas a lei tem seu caráter educativo.
Espero que a pressão internacional consiga sensibilizar os nossos agentes políticos, o caminho da criminalização da discriminação por orientação sexual deverá seguir os mesmos rumos da Lei Maria da Penha que  foi aprovada somente quando o Brasil se viu obrigado. Espero que a punição deste crime tenha caminho diferente do que teve para Renildo dos Santos, morto há 19 anos com requintes de crueldade e até hoje nada foi feito. O deputado Jean Wyllys afirmou em seu twitter que outros casos também foram denunciados.



Leia Mais Em: Gay 1
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Comentários
0 Comentários