Claudia Ohana e Vanessa Giácomo levam prêmio de melhor atriz em festival gay

By | 22:34:00

O festival de cinema "Queer Lisboa", de temática homossexual, premiou neste sábado o filme "A Novela das 8" com o prêmio de melhor atriz feminina, entregue de forma conjunta às atrizes Claudia Ohana e Vanessa Giácomo.
Segundo o júri do festival, que reunia filmes da Espanha, Chile, Uruguai e Cuba nesta categoria, as atrizes agraciadas representam forças opostas em um filme centrado na telenovela, "a alma de uma expressão da cultura popular do Brasil".
O filme, dirigido por Odilon Rocha, é ambientado no contexto da ditadura militar anos 70, quando as discotecas ganhavam espaço na novela "Dancin Days".
Além do prêmio no "Queer Lisboa", o longa "A Novela das 8" também levou o prêmio de melhor roteiro no Festival de Cinema do Rio de Janeiro 2011 e de melhor filme no Festival de Cinema LGBT de Turim 2012.
O prêmio de melhor filme da 16ª edição do "Queer Lisboa" foi para o filme americano "Keep the Lights On", de Ira Sachs. No prêmio de melhor ator, o festival, também de maneira conjunta, elegeu Thure Lindhart ("Keep the Lights On") e Deon Lotz, protagonista da produção sul-africana "Beauty", de Oliver Hermanus.
O festival "Queer Lisboa", que será encerrado neste domingo com a exibição dos filmes premiados, apresentou sete filmes brasileiros em suas categorias.
O brasileiro João Federici, comissário e diretor artístico do Festival Mix Brasil da Cultura da Diversidade, foi um dos membros do júri internacional do festival.
Em entrevista à Agência Efe, Federici declarou que os festivais de temática "LGTB" (lésbica, gay, transexual e bissexual) serão necessários enquanto existirem agressões e discursos homofóbicos e "confusão" com tratamentos estereotipados. EFE
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Comentários
0 Comentários